quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Arquitetos debatem metrô de Curitiba

Mutirão de planejamento para sistema de transporte reúne alunos e professores de arquitetura

 Para contribuir com a futura implantação do sistema de metrô em Curitiba, a AsBEA-PR (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná) e o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Positivo realizam em outubro os Ateliês de Projeto Arquitetônico e Urbano - 2º Mutirão Projetual Colaborativo.


O evento, mais conhecido no meio acadêmico como Charrete, será uma maratona de 24 horas ininterruptas entre os dias 16 e 17 de outubro e levantará propostas para estações do metrô de Curitiba, contando com a participação de profissionais, professores e alunos de arquitetura e urbanismo da capital paranaense.


Segundo o arquiteto Orlando Ribeiro, diretor de planejamento da AsBEA-PR e Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, o que se pretende com o encontro é discutir propostas para cinco estações de metrô em áreas com características urbanísticas distintas.

"As estações que estarão no foco do planejamento são Estação Portão; Estação Osvaldo Cruz; Estação Central, Estação Passeio Público e Estação Cabral. A implantação do metrô deverá acontecer em bases seguras, com ampla discussão e avaliação dos impactos provocados pela mudança adotada, levando-se em conta o zoneamento da cidade, o uso e a ocupação do solo, o meio ambiente e a paisagem da cidade e seu entorno metropolitano", afirma o arquiteto.

Para a realização do encontro serão utilizadas as informações dispostas no site de consulta pública do Metrô Curitibano, além de propostas realizadas em outras cidades brasileiras e estrangeiras. Segundo o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), o site do Metrô Curitibano já recebeu 223 sugestões ao novo modal de transporte que irá fazer parte da Rede Integrada de Transporte.

As atividades vão ocorrer na Universidade Positivo, no ateliê do curso de arquitetura e urbanismo, a partir das 12 horas do dia 16/10. O evento é destinado aos profissionais associados da AsBEA-PR; profissionais dos poderes públicos locais (PMC, IPPUC e URBS); além de alunos e professores da Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná, PUC-PR, Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  

fonte: Jornale Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário