sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mais uma vez o Brasil opta pela pior solução

O BRT é uma solução transporte com baixa capacidade, ele tem que ser uma das soluções para integrar com metrô, trem, VLT e TAV . O BRT está longe de ser uma solução de transporte para a copa. 
A implantação é rápida realmente mas não é mais barato, o BRT tem uma vida útil de 5 anos enquanto um trem tem 30, na comparação o BRT é o mais caro além de ser o mais poluente. Logo, é simplesmente esconder a sujeira embaixo do tapete o problema vai continuar. Precisamos de soluções de energia limpa em todos modais.

Segue a matéria do Eco Briefings


Para Dilma, metrô não será prioridade até 2014


image_media_vertical No último domingo, fomos visitar mais uma obra de estação de metrô na Cidade do Rio de Janeiro. É para se comemorar, mas também para se refletir, afinal a Estação General Osório em Ipanema está sendo inaugurada no final deste mês após 20 anos. Isso mesmo, já era para está pronta há 20 anos.
Só para se ter uma noção da defasagem do sistema metroviário do Rio, a cidade era para ter 135 km de linhas, porém só tem até hoje 35 km.
É muito pouco para uma cidade de aproximadamente 6 milhões de habitantes, com trânsito cada vez mais complicado, e que daqui há alguns anos sediará uma Copa do Mundo e uma Olimpiada. Que tem como premissas melhoras ambientais e de qualidade de vida da população como legados.

Assim, dando prosseguimento aos posts em favor das obras do metrô no Rio de Janeiro “metrô Barra – Zona Sul opção em favor do meio ambiente”. No qual sustentamos a importância ambiental e de sustentabilidade para a cidade uma obra desta envergadura. Vamos trazer um fato que no mínimo soa como estranho.


A ministra Dilma Roussef, deu uma entrevista veiculada na Revista Ferroviária no último dia 27/11/2009 no qual diz que metrô não será prioridade para as cidades sedes da Copa.

Com o título “Dilma diz não ao metrô para a Copa de 2014”.
Vejam alguns trechos da matéria que recortamos:

“De acordo com a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista à rádio Gaúcha, na última quarta-feira, 25, sem o apoio dos governos estaduais e/ou prefeitura, não há a possibilidade de o Governo Federal investir em metrô nas capitais que sediarão os jogos da Copa de 2014. A palavra de ordem agora é BRT (Bus Rapid Transit).”

No mínimo equivocado isso. No Brasil tem-se dinheiro para tudo, o Estado arrecada bilhões e desperdiça esses recursos todos os anos, o Estado é inchado, e prefere priorizar gastos pessoais, relegando de lado gastos que deveriam ser prioritários como transporte de massa.

Estamos próximos a COP 15 a Conferência do Clima em Copenhague e quando o mundo discutir a redução das emissões de gases, o Brasil prioriza um ônibus, que por mais que vá utilizar alguma porcentagem de composto de biocombustível certamente poluirá o ar.

E a entrevista da Ministra continua:
“Nós não vamos fazer nenhuma obra de metrô no Brasil inteiro, daremos prioridade ao BRT, porque, caMETRO_RIO_FLAMENGO_013so contrário, não teríamos recursos suficientes. E isso está acontecendo com todas as capitais – explicou.”

Ela assim sela definitivamente o fim de uma oportunidade de o Brasil economizar futuramente com tempo, melhorar a qualidade de vida das grandes cidades e capitais e incentivar o verdadeiro transporte de massa. O que achamos ser mais barato hoje pode sair bastante caro amanhã.

O que poderia ser caro hoje, é um investimento que vai nos custar o dobro em gastos em saúde (vide efeitos da poluição na saúde), em técnicas para minimizar a poluição do ar, e tentativas de melhorar a velocidade de locomoção do brasileiro no futuro próximo.

No Brasil infelizmente não se planeja bem as coisas. Mas os recursos que ela diz serem escassos para o transporte de massa certamente se perdem por outros caminhos com gastos exorbitantes da máquina governamental e na corrupção que insiste em viver neste país, noticiada na imprensa diariamente.

E para finlizar a palavra de Dilma Roussef em favor dos BRTs – ônibus, tem-se:
“E você há de convir que todo mundo quer metrô, não é? O Rio quer dois, São Paulo quer um, mas nós não iremos fazer, a obra principal não é metrô – explicou.”

brt_bogota Aqui fica uma grande interrogação.
Então não teremos a tão sonhada ligação Zona Sul – Barra da Tijuca? O políticos estaduais estão alardeando que essa ocorrerá. Será? Já que dependem de verbas federais e estas parecem que não virão.

A sociedade tem que ficar em alerta.

Quem quiser ler a materia toda segue o link da Revista Ferroviária
Esperamos que as autoridades federais inspiradas pela Conferência do Clima que vão participar este mês revejam suas prioridades.

Fotos: Dilma – Pelos Corredores do Planalto / metrô – Fetranspor / BRT – Richmondva

Um comentário:

  1. Mesmo muito tempo depois, concordo plenamente com o Bogie. No Rio, mais uma vez, estamos construindo grandes vias expressas (TransOeste, TransOlímpica e outras Trans "da vida") sem qualquer milímetro de trilho em paralelo, exatamente como aconteceu com a Via Azul, Avenida Brasil, Ponte Rio-Niterói, Linha Amarela, Linha Vermelha, Via Light, etc...
    Estamos cansados destes políticos que tentam reinventar a roda criando falsas soluções na contra-mão dos outros países (desenvolvidos). Parece que a eles só interessam mais IPVA, mais obras (e desvios, superfaturamento e demais mazelas)de recuperação e conservação de vias, manutenção dos privilégios das máfias dos ônibus, etc..

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