quinta-feira, 27 de agosto de 2009

França apresenta tecnologia e experiência no setor de transporte ferroviário de passageiros

 Durante os dias 9 e 10 de setembro, o Encontro Transporte e Inovação debaterá em Brasília a expertise francesa, com a presença de autoridades e especialistas internacionais em palestras e mesas-redondas sobre o setor

 No Ano Econômico da França no Brasil, organizado pela UBIFRANCE, a Capital Federal será também a capital dos transportes ferroviários de passageiros. Nos dias 9 e 10 de setembro, a Embaixada da França, em parceria com o Ministério dos Transportes, realiza, pela primeira vez no Brasil, o Encontro Transporte e Inovação - A Experiência Francesa. O evento acontecerá no Centro de Convenções Brasil XXI, em Brasília.


 Os principais eixos da programação vão abordar as problemáticas francesa e brasileira, as evoluções recentes, o contexto global e limites do segmento. Duas mesas-redondas discutirão os temas "A grande velocidade ferroviária" e "Veículo leve sobre trilhos". A primeira abrirá um debate sobre como o Brasil poderá se beneficiar da experiência francesa para o projeto TAV (Trem de Alta Velocidade) entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo; a segunda discutirá o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) como instrumento de uma política estratégica de transportes e de reorganização territorial.

 Estão previstas ainda apresentações de cases de sucesso franceses e brasileiros no segmento de transporte ferroviário de passageiros, como o da cidade francesa Montpellier e o de Brasília. Outros temas de discussão serão a cooperação entre autoridades organizadoras dos transportes e a obtenção de recursos públicos e privados para o financiamento de projetos. Autoridades políticas, como prefeitos, e representantes de bancos de desenvolvimento, como BNDES e Agência Francesa de Desenvolvimento, estarão presentes para falar sobre estes temas. Representantes de empresas francesas renomadas no setor, como SNCF (Agência Francesa de Transporte Ferroviário), Alstom e Altran-TCBR, também falarão de suas experiências.

 O evento tem como objetivo promover o encontro entre os principais representantes da França e do Brasil no segmento de transporte ferroviário de passageiros e ainda discutir cases, tecnologias e inovações deste setor. Outra finalidade é apontar soluções para os desafios atuais dos transportes, segundo fundamentos do modelo francês, como o reordenamento urbano, a revitalização do espaço público, o estímulo à atividade econômica, a engenharia financeira e a preservação do meio ambiente. São esperados 400 convidados durante os dois dias do evento.

 O Encontro Transporte e Inovação - A Experiência Francesa conta com a parceria do Governo do Distrito Federal e das companhias Alstom e Altran TCBR. Também é apoiado pelo Ministério Francês de Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pela Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), SETEC, EgisRail, RATP, SNCF e pela UBIFRANCE (Agência Francesa para o Desenvolvimento Internacional).

      Serviço:
      Encontro Transporte e Inovação - A Experiência Francesa
      Local: Complexo Brasil21, SHS Quadra 6, Lote1 - Conjunto A, Bloco G - Asa Sul, Brasília - DF
      Dia 9 de setembro, das 8h30 às 19h30
      Dia 10 de setembro, das 8h30 às 12h30
      Informações adicionais podem ser consultadas no site www.encontrovlttgv.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário