segunda-feira, 24 de agosto de 2009

França diz ter interesse em projeto de transporte do Brasil

O sistema adotado na cidade Curitiba (PR) pode servir de exemplo às cidades francesas


Não é só a França que dispõe de tecnologia na área de mobilidade urbana para transferir ao Brasil. Por aqui também existem projetos que interessam aos franceses, o que deve gerar uma "troca de figuras" entre os dois países, além de atrair mais investimentos ao setor, que precisa se preparar para a Copa de 2014. "A França quer trocar experiências com o Brasil na área de transportes", comentou Jean-Francois Fritsche, adido de Transportes da Embaixada da França no Brasil.


O especialista francês afirmou, em entrevista, que, ainda que seu País possua todo o know-how para implantar o trem de alta velocidade (TAV) por aqui, existem experiências locais, como o sistema adotado na cidade Curitiba (PR), que podem servir de exemplo às cidades francesas. "Fizemos alguns estudos sobre cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Encontramos uma experiência que também pode ser eficiente ao nosso país", disse, referindo-se ao Bus Rapid Transport (BRT), sistema de ônibus articulados que transitam em corredores rápidos.


Fritsche crê que, apesar de o TAV - que ligará São Paulo e o Rio de Janeiro - ser uma das principais estrelas a atrair os aportes estrangeiros, existe todo um sistema de mobilidade urbana a ser repensado por aqui, de forma integrada nos próximos anos. "O TAV ligará os dois estados, mais ainda haverá necessidade de implementar ligações entre todos os modais para que os usuários possam a ele ter acesso. Se não, perde-se sua referência", analisou Fritsche, explicando que o modelo francês é de total integração entre os meios de transporte.


Para o adido, deve-se ligar a ponta ferroviária (onde está inserido o moderno TAV) com os veículos leves sobre trilhos (VLTs), de maior inserção urbana, os metrôs e até corredores de ônibus. Segundo o francês, deve ser levado em consideração todo o reordenamento territorial, alinhado ao atual desenvolvimento econômico das regiões e aos conceitos de preservação ambiental.

Um comentário:

  1. Acho que não existe uma única solução para o caos do transporte público nas metropoles brasileiras, o ideal seria a integração de modais, tanto o BRT, VLT e TAV.

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