terça-feira, 22 de setembro de 2009

10 Motivos para NÃO se optar pelo monotrilho

  1. Estações dificultam acesso: a via é segmentada, portanto é necessário ter uma estação, dificultando a acessibilidade.
  2. Sistema pouco aceito para o transporte de massa: é mais comum em parques de diversão ou cidades turísticas. Na Europa é pouco aceito para transporte de massa, por questões de segurança.
  3. Segurança: em caso de emergência, a evacuação é difícil, especialmente se o trem estiver cheio. Há ainda o risco de carros e veículos maiores se chocarem contra as colunas de sustentação, comprometendo a estrutura.
  4. Dada a infraestrutura mais complexa, há dificuldade de implementar novas estações. Até mesmo o reparo estrutural é complicado.
  5. Integração mais difícil com outros sistemas (metrô é subterrâneo, ônibus são na altura da rua, o monotrilho é alto).
  6. Monotrilho usa pneus (para o rolamento e nas laterais da viga) – gasto maior de manutenção e consome borracha, que gera poluição.
  7. Compromete a urbanização: estações altas não se adequam a cidades.
  8. Custa aproximadamente 70% mais caro que um VLT (média de mercado, pois o projeto depende muito de cada cidade).
  9. Sistema com baixa capacidade de transporte (+/- 20.000 pphd)
  10. Estações requerem sistemas complexos, mais caros e com maior consumo de energia ( ar condicionado, escadas rolantes, ventilação e etc..)


Um comentário:

  1. Temos a grande oportunidade de seguir modelos bem sucedidos de transporte, como é o caso do consagrado VLT a nível mundial e temos que ficar discutindo opções, como a do monotrilho, que não condizem com os modelos de simplicidade, eficiência e praticidade para o principal interessado: o usuário.
    É só questão de fazer uma pesquisa de plataformas já instaladas das opções disponíveis.

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